terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Nota enviada à imprensa

Pai Natal despedido e preso no Algarve

Teixeira dos Santos apresentou novos cortes sociais

Neste novo pacote de cortes na despesa, assinala-se aquele que mais surpreendeu a comunicação social presente. O Governo considerou que neste Natal o mais importante é promover uma cultura de poupança e de anti-consumo e, por isso, cortou o subsídio que financia a produção e distribuição de brinquedos do Pai Natal.”

Assim se deu a conhecer na internet um novo projecto de solidariedade social, desenvolvido por um grupo de jovens algarvios, que construíram a história d'um Pai Natal financiado pelo Estado e, posteriormente, despedido pelo Governo. Desgraçado, sem dinheiro e por isso impedido de manter a actividade, acaba por assaltar um loja com alguns brinquedos na montra. Criminoso por desespero, preso e arrependido, pede ajuda a todos os portugueses.

O projecto

André Fialho, Domingos Pereira e Pedro Fernandes são os promotores do Ajuda o Pai Natal, um projecto que visa “estimular a população para a necessidade de assistir as instituições sociais no trabalho que desenvolvem com crianças, porque as crianças representam o futuro e todas merecem o nosso carinho e respeito”.

Disseminado essencialmente através das redes sociais on-line, esta acção nasce como uma resposta à situação económica grave que vivemos, mas acima de tudo à ausência de atitude da sociedade perante a mesma. Domingos Pereira afirma que “o povo, pior que adormecido, está acomodado e aceita tudo o que acontece como o fatalismo de tudo o que tem de ser. Precisamos de mais cidadãos mobilizados para proteger a dignidade humana. As instituições sociais existem para nos ajudar. São elas que procuram responder aos problemas que nós, sociedade, temos deixado crescer sem querer resolver. Temos de retribuir.” André Fialho acrescenta que, “enquanto jovens algarvios, sentiram a necessidade de transformar um Algarve apático que só aparece no mapa numa estação do ano e a respeito das férias dos portugueses, numa região activa, capaz de fazer chegar a todo o Portugal uma mensagem de apelo à solidariedade e à cooperação para respondermos aos desafios que todos enfrentamos”.

Com este movimento, os três jovens pretendem promover a reutilização e troca de brinquedos de segunda mão, entre primos e amigos, entre famílias e crianças abrigadas em instituições sociais, mas também que mais pessoas valorizem a sua acção para responder a necessidades de vestuário, de equipamentos, de alimentação, entre outras sentidas pelas instituições sociais. Para atingirem estes objectivos o projecto depende também da colaboração das instituições visadas, uma vez que esperam facilitar o contacto entre estas e a população, disponibilizando nas plataformas de comunicação do Ajuda o Pai Natal, a informação que as instituições enviarem, nomeadamente sobre o que mais precisam neste Natal e ao longo do ano.

Pedro Fernandes diz que “a meta não está no final dos 100 metros e, que apesar de ficarem contentes por tudo o que conseguirem gerar de positivo até ao final deste ano, a maior meta está em conseguir alterar mentalidades e comportamentos, mesmo que tenham de correr uma maratona de meses ou anos para lá chegarem”.

Para o desenvolvimento deste projecto, o grupo tem colaborado com a NewLightPictures, uma equipa de cinema amador que tem contribuído, também de forma voluntária, para a produção dos materiais audiovisuais apresentados.

Sobre os promotores desta acção

André Fialho é gerente do Thai Beach Club em Vilamoura e está no último ano do curso Gestão de Animação Turística, ministrado na Universidade do Algarve. Domingos Pereira é Formador liberal, fundador e responsável pelos projectos Worklovers e a Melhor Equipa de Formadores do Mundo, licenciado em Comunicação Organizacional pelo Politécnico de Coimbra e mestre em Marketing pela Universidade Católica do Porto. Pedro Fernandes é Treinador de trampolins e desportos acrobáticos da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, Gerente do Campvs Bar em Loulé, licenciado em Educação Física pelo INUAF e frequenta o primeiro ano de Marketing na Universidade do Algarve.

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