segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como surge a ideia para o projecto?

Para explicar como nasce a ideia é importante situar o contexto em que a mesma surge. Vivemos uma situação económica grave, mas acima de tudo uma grande crise de valores. O povo, pior que adormecido, está acomodado e aceita tudo o que “acontece” como o fatalismo de tudo o que “tem de ser”. Em tempos difíceis quem mais precisa de ajuda é quem já mais precisava, nomeadamente as instituições de solidariedade. Por outro lado, temos um Algarve apático e que urge colocar no mapa noutras estações do ano e a respeito de outros assuntos que não as férias.

A partir daqui entendemos que o Natal é uma época especial e a mais oportuna para apelar ao coração dos portugueses e a uma mudança de comportamentos. Assim nasce um Pai Natal, que mesmo depois de perder o emprego, tudo faz para ter brinquedos para entregar às nossas crianças. E é através do seu desespero que procurámos fazer a nossa crítica política.

Mas não querendo em nenhum momento fomentar quaisquer actos de loucura como o protagonizado pelo nosso Pai Natal, não deixámos de dizer à sociedade que todos somos responsáveis pelo comportamento que adoptamos e que tudo o que fazemos ou deixamos de fazer tem as suas consequências (crítica social – uns mais que outros, mas todos temos alguma culpa da crise que vivemos). E assim prendemos o Pai Natal, que faz agora depender de todos, o fomento das boas práticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário